top of page

De Londres para Itália (Roma - 1 dia)

Aventuras de Final de Semana

Quando você tem a oportunidade de ficar um mês estudando em uma cidade fora do seu país de origem, você tem a chance de planejar pequenas viagens e conhecer países vizinhos. Se você estiver pela Europa então verá que é tudo mais fácil e visitar países torna-se uma obsessão!
Quando eu coloquei meus lindos pezinhos em Londres eu tinha todas as minhas viagens de final de semana planejadas e devidamente pagas, somente esperando os embarques. Engraçado era ver a expressão das pessoas quando eu falava que já tinha parte dos meus finais de semana planejados rsrs (esse é o nível da minha deliciosa loucura em planejar) e que as minhas viagens seriam com as ilustres companhias de EU e EU MESMA lol.
Desde o começo do meu planejamento eu sabia que iria passar um final de semana na Itália, então a primeira coisa que fiz foi marcar os lugares que queria conhecer no país, traçar as rotas, ver o que teria que excluir (devido ao Tempo x Logística mesmo porque seriam só 3 dias) e começar a colocar na ponta do... mouse.
Nos meus planos haviam muitas outras cidades MAS decidi ficar com Roma, Florença e Veneza que eram as minhas principais. Tendo escolhido esses destinos e com a ajuda do santo Google Maps eu tinha 2 portas de entrada para dar o Start na minha viagem: Roma ou Veneza - e a dúvida foi tirada baseada nos preços das passagens aéreas. Voando de Londres x Roma sairia mais barato do que voar de Londres x Veneza.
Minha sugestão é que você sempre busque os valores de passagens aéreas entrando no país por portas diferentes assim você pode analisar direitinho e economizar um pouco. Fazendo isso meu roteiro estava decidido, seria: Londres --> Roma --> Florença --> Veneza --> Londres (arrasando no roteiro). Claro que tudo no papel é muito certinho e a vivência real é um pouquinho mais complicada mas igualmente deliciosa.
Você deve estar pensando se viajar de avião é melhor do que trem para ir de um país a outro certo? Na minha singela opinião às vezes sim. Por mais que de avião você gaste algumas horas de preparação devido a check in, raio x, imigração, etc, você ganha tempo na travessia e para quem tem somente 3 dias de estadia num país o tempo é essencial.
O trem é interessante quando você faz viagens mais longas onde pode pernoitar no trem e assim economizar uma estadia, mas para viagens mais curtas o valor não vai valer a pena.
Passagens Aéreas
As passagens de ida e volta para Itália eu comprei pelo site da Decolar.com (www.decolar.com) e fora esse eu já havia pesquisado pela Edreams (www.edreams.com.br), Skyscanner (www.skyscanner.com.br), nesse caso nenhum outro ajudou.
A companhia aérea foi a British Airways muito famosa na Europa e com a qual eu não tive o menor problema, o vôo foi pontual, atendimento de bordo bom e o lanchinho também era bem gostoso.
A ida foi pelo Aeroporto de Heathrow (que possui interligação com o metrô de Londres através da linha azul Picadilly) e a volta foi pelo Aeroporto de Gatwick. Dentre os aeroportos da cidade são os que prefiro por serem mais próximos ao centro e por terem interligação entre Aeroporto e Cidade.
A única coisa que eu acabei pecando foi no horário do vôo. Comprei o vôo de ida muito cedo (7:00) e esqueci de checar o primeiro horário do metrô entre as estações Arsenal X Heathrow e CLARO/OF COURSE que as 5 da manhã como eu precisava não tinha trem. Como sou “caprica” e queria economizar preferi ir de metro a ter que pagar £34 no taxi Hahaha. A que se faz, a que se paga, acabei passando a noite no aeroporto com um olho aberto e enchendo o saco do povo aqui no Brasil em busca de cia para conversar no melhor estilo "Se eu não durmo ninguém dorme". Tudo isso para poder fazer check in as 6:00 e embarcar as 7:00. Está vendo, nem tudo são flores, mesmo tendo TUDO planejado eu dou minhas cabeçadas de ser humano. #eusoudessas
Enfim.... após algumas boas horas de aeroporto peguei meu avião linda e morena em direção à La Piu Bella Italia!
Agora vamos dar uma olhada nos preços de passagens:
Eu comprei as passagens 3 meses antes da viagem em si, então a base desses valores é de 04/2013:
Londres X Roma --> R$ 389,00 (valor final com taxas)
Veneza X Londres --> R$ 408,00 (valor final com taxas)
E lembrando que pela Decolar.com você tem algumas promoções em que pode parcelar, basta ficar bem ligado no site!
La Piu Bella Italia
ROMA
Após 3h30 de viagem eu desembarcava em ROMA no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci (Fiumicino) que de cara eu e algumas pessoas ao meu redor - que também estavam pisando em solo italiano pela primeira vez - achamos um tanto complicado e meio bagunçadinho.
Desembarcamos por um portão que precisava pegar um trem para o terminal de malas e imigração, até aí tudo bem SE houvesse uma sinalização que indicasse para que lado deveríamos seguir; Depois de algumas rodadas, num calor enorme e sem dormir achamos o bendito trem. Chegando nas esteiras de malas nada de sinalização de vôo... dez minutos se passaram e nada de aviso nas esteiras, após quase 20 minutos e com aquele desespero de “Dio Santo perdi minha bagagem” .... a telinha acendeu dando as informações de vôo.... muita gente amontoada e aquela sensação de que sua mala não vai chegar ou foi levada por uma das mil pessoas ao redor das esteiras... MAS lá estava ela.
Então gente, sem desespero, mantenham a paciência que dá certo!
A imigração foi muito tranquila, só entreguei meu passaporte e voucher de hotel e após - pasmem - nenhuma pergunta, CLECK mais um carimbo no passaporte.
DO AEROPORTO PARA O CENTRO DE ROMA
Segui em direção a Leonardo Express onde ficam os trens que vão em direção ao centro de Roma. Lembre-se de comprar seu bilhete para o centro de Roma destino Termini . O trem entre Aeroporto X Termini sai de 30 em 30 minutos e leva cerca de 31 minutos para chegar ao destino, valor: €11,00 (valor em 2013).
Agora algumas informações úteis de vocabulário que você irá precisar ao comprar bilhetes lá:
Binário: Plataforma, linea ferroviaria
Carrozza: Vagão, transporte

Interno do Trem para Estação Termini

Chegando na estação Termini ao invés de pegar um táxi preferi me aventurar e tentar começar a me familiarizar com as ruazinhas e com as pessoas. Isso seria fantástico e o que todos deveriam fazer QUANDO você dormiu e não está com um sol de 40 graus na sua cabeça mas, fui firme e forte com meu mapa rumo ao hotel que não parecia ser tão longe assim da estação, e de fato não era, mas o cansaço faz toda a distância dobrar.
Enfim....
Hotel em Roma
Hotel Trevi
Vicolo del Babuccio, 20/21 A
11.jpg

10.jpg

Após uma pesquisa voraz pela internet visitando diversos sites e lendo um milhão de reviews, reservei meu hotel em Roma também pela Decolar.com, mais uma vez o melhor preço e com facilidade de pagamento. O escolhido foi o Hotel Trevi (www.hoteltrevirome.com) com uma localização privilegiadíssima, ao lado da SIMPLESMENTE SENSACIONAL Fontana di Trevi.

Toda primeira vez é meio complicada não é?... e não seria diferente ao encontrar o hotel pela primeira vez rsrsrs. Roma é formada por uma série de vielinhas minúsculas que transformam a cidade em um labirinto que te deixa louca (porém encantada). Esse hotel tem como endereço Vicolo del Babuccio e no mapa do site era um caminho tão óbvio que eu jamais pensei que ficaria daquele jeito, PERDIDA! Após andar de um lado para o outro em um sol escaldante arrastando uma mala, uma bolsa a tiracolo e sendo orientada por policiais mais perdidos do que eu, e que me mandavam para lugares errados, Deus deve ter ficado com muita dó dessa pessoa aqui e colocou um Senhor no meu caminho que parecia ser a ÚNICA pessoa em toda Roma que sabia do Hotel, e pra piorar, era só ter entrado a esquerda ao invés da direita. #CobrasElagartos
03.jpg

Ruazinhas de Roma

Cheguei ao Hotel reclamando do MUNDO para a recepcionista porque o mapa do site não indicava direito o local, no mapa que comprei de Roma também não aparecia a bendita ruazinha e depois de muito choramingar como eu ia ficar somente um dia ela, muito solícita, me deu um upgrade para uma suíte enorme chamada Minerva, literalmente uma casa só para mim. Quem disse que choramingar não vale a pena? (Como diz um amigo meu fazer cara de pidona ajuda e pelo visto eu sou mestra nisso).
Depois que você encontra o hotel pela primeira vez TUDO fica lindo, leve e muito fácil rs Recomendo com 3 estrelas esse hotel, pela recepcionista Italo-Brasileira hiper atenciosa, pela localização (simplesmente a melhor) e pela suíte minerva que foi ótima.
A estadia com café da manhã saiu por R$ 346,92 (valores em Abril/2013) pensando na localização achei em conta.
Atrações de Roma
Bom, vamos pelo começo e pela ideia de tempo.
Cheguei ao hotel em Roma por volta das 12:40, descansei um pouco, me refiz do perrengue, peguei meu mapa, minha bolsa e fui turistar pela Itália.
Meu primeiro Destino:
FONTANA DI TREVI
12.jpg

Essa beleza da arte Barroca atrai os olhares e paticipa dos sonhos de todos os viajantes pelo mundo. Com aproximadamente 26m de altura essa fonte foi contruida no encontro de três ruas do bairro do Quirinal o ao longe se pode ouvir o leve som de água correndo que vai aumentando à medida que você se aproxima da fonte. Ao chegar ao local, a visão do cenário da eterna primavera de Netuno construído pelas mãos do homem arrebata até mesmo as pessoas mais céticas, impossível não se maravilhar com a visão dessa fonte.

Não esqueça de jogar sua moedinha e fazer um pedido, é uma tradição que você não pode perder!
COLISEU + FORUM ROMANO + PALATINO
08.jpg

Gente, nunca pensei que fosse ficar tão encantada/emocionada ao ver o Coliseu, mas quando você começa a caminhar pela Via dei Fori Imperiali você começa a vislumbrar ao fundo a forma arredondada e muito bem preservada de anos e anos e anos de pura história. Em meio ao caos urbano de Roma a gente não imagina que arquiteturas como estas possam combinar com o ambiente ao redor, mas assim como Londres que une o moderno ao clássico, Roma tem o dom de fazer isso!

02.jpg
Cada lugar do coliseu possui uma vibração diferente e para pessoas mais sensíveis faz toda a diferença. Estar no centro desse lugar, olhar ao redor e pensar em tudo o que aconteceu ali ao longo da história te emociona, você está em pé em um local onde ocorreram batalhas, sacrifícios de pessoas e animais, então isso mexe com você. É um local que todo mundo precisa não só ver e presenciar, mas acima de tudo sentir.
08.jpg
O Coliseu fica num local rodeado por outras atrações como o Fórum Romano e o Palatino então é muito fácil você reservar um dia para curtir esse pedaço de Roma.
06.jpg

09.jpg
Ingressos
Sugiro que você assim como eu compre o ingresso para essas atrações antes de viajar, como Julho é alto verão as filas são enormes, então perca uns minutinhos em frente ao computador ao invés de perder horas embaixo de um sol escaldante.
Comprei pelo site www.ticketclic.it e paguei para as 3 atrações o valor foi de € 13,50 (é um pacote que eles disponibilizam - valor em 2013).
O pagamento é realizado por cartão de crédito e você recebe os tickets com número e código de barras por e-mail. Pronto, é só imprimir e não esquecer de levar com você na viagem.
Boca da Verdade - La Bocca della Veritá
03.jpg
Ainda próximo ao Coliseu e caminhando pelas belas ruas de Roma você poderá chegar a um dos locais que também é tido como um dos mais visitados na cidade - a Boca da Verdade que fica abaixo do pórtico da Igreja Santa Maria.
Essa famosa peça é a máscara de um Deus que representa o Deus do Oceano com a boca aberta, e essa “boca” é tão famosa que já fez parte de vários filmes. Quem não se encantou com Robert Downey Jr. e Mariza Tomei em uma brincadeira deliciosa no filme Só Você – Only You (1994) (veja aqui). Diz a lenda que os mentirosos que colocarem a mão na boca de pedra terão a mão mordida pela máscara. Ainda bem que pelo visto é só uma lenda dada a quantidade de pessoas que saem intactas do local após tirarem suas fotos com as mãos na boca da imagem.
A fila para tirar uma foto nesse local é gigante e como eu tinha somente um dia em Roma, preferi tirar a minha foto de longe e caminhar para outra atração.
A entrada é gratuita mas não esqueça de dar uma gorjetinha e ajudar a igreja!
Piazza Venezia e Monumento a Vitor Emmanuel (Altar da Pátria)
01.jpg
Como eu sempre digo, turistar pela cidade (seja lá qual for) te traz surpresas deliciosas. Então após passar pela Boca da Verdade tirei o restante do meu dia para começar minha caminhada. Com o mapa em mãos - e com o hotel bem marcado no mapa - comecei a andar sem muito destino. Uma das atrações pelo caminho e que é de tirar o fôlego está em Piazza Venezia, onde encontra-se o Monumento a Vitor Emmanuel, um local deslumbrante todo em mármore branco que enche os olhos tamanha sua beleza. Vale a visita e muitas fotos!
Pantheon
05.jpg
Minha próxima parada foi o Panteão de Roma, já que toda cidade tem o seu rs então achei justo conhecer esse também.
A ida até esse local não poderia ter sido mais agradável, em um dia de calor intenso todos os pequenos restaurantes tinham as mesas para o lado de fora das já apertadas ruazinhas de Roma. Para mim esse dia representou o perfeito dia de Verão Europeu, todos os turistas e os Italianos natos estavam pelas ruas animados, dispostos, solícitos brincalhões e com certeza foi um dia digno de se guardar na memória.
Chegando ao Pantheon mais uma beleza para os olhos - o incrível na Itália é a capacidade que eles possuem de nos deslumbrar através de ruazinhas apertadas que você pensa que não vai dar em lugar nenhum e Out of the Blue, vulgo Do Nada, abre-se uma praça ENORME com monumentos gigantes. O panteão é belíssimo então anote em seu roteiro esse lugar.
Como já eram quase 19:00 horas com sol a pino, meu dia tinha começado na noite anterior non stop e com os pés com bolhas das minhas andanças achei justo começar minha caminhada de volta ao Hotel pela Via Del Corso, uma das mais famosas da cidade e que torna a caminhada mais entretenedora que tudo!
Quase chegando ao hotel, resolvi parar e admirar a obra que mais amo da cidade, a Fontana de Trevi. Abarrotada de pessoas com olhares brilhantes, alegres, outras com olhares perdidos nas inúmeras curvas e detalhes da obra me juntei a eles em uma contemplação sem fim querendo que aquele momento durasse por horas e horas, assim que o sol foi se escondendo, joguei minha moedinha na fonte (meu pedido é segredo rsrs) e rumei para o Hotel.
Restaurante Roma
Ali próximo ao Hotel escolhi meu restaurante, um lugar demarcado com mesinhas para fora, um toldo e inúmeras plantas com o charme italiano: Ristorante Quirino, Via delle Muratte,84 uma caminhada bem curta do meu Hotel onde fui muito bem recebida pelo garçom. Não sou de beber então minha escolha foi muito básica, mas os pratos foram simplesmente deliciosos.
De entrada CLARO bruschetta, a verdadeira e tão saborosa que só de pensar meu estômago se manifesta. O azeite era dos deuses, tudo muito bem preparado, temperado, O CÉU.
06.jpg
Prato principal Tagliarini com Funghi Porcino. GENTEEE a massa estava perfeita, no ponto certo, repleta de sabor.
05.jpg
Eu recomendo com estrelinhas esse restaurante. Vale lembra somente e de novo que cada um tem uma experiência nos lugares, essa foi a minha. Espero que a de vocês seja igual ou melhor! ;-)
Bom, falando em valores, entrada, prato principal, bebida e serviço à €30,00 (Valor em 2013).
A sobremesa resolvi comer em outro lugar, um Gelato à italiana que paguei €2,50.
07.jpg
Depois de uma bela refeição resolvi dar mais uma caminhada pela Fontana di Trevi e olhar as pessoas. Adoro observar como as pessoas se relacionam, jeitos, moda, etc. para quem trabalha com marketing é muito enriquecedor para o banco de referência pessoal!
Como no dia seguinte eu precisava ir ao Vaticano e depois para Florença, resolvi finalizar a noite e recuperar um pouco o sono.
Lembrem-se que eu tinha 3 dias para a itália, então claro que fui pincelando alguns lugares e outros deixei para uma próxima visita. O bom de deixar coisas para a próxima é que você sabe que PRECISARÁ voltar!
Next Stop....Vaticano --> Florença.... 2º Dia!
Vem comigo que vai ser bom!
MM
Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
    bottom of page