top of page

Aventuras de Final de Semana – Vaticano - Florença (2º dia)


Como eu sempre digo dormir em euro, libra ou dólar é MUITO caro, então em meu segundo dia na Itália pulei da cama bem cedo, tomei meu café da manhã no Hotel, deixei minha mala na recepção e corri para o Vaticano.
Sobre o café da manhã do Hotel di Trevi, é MUITO gostoso e devo dizer que o destaque está para o suco de Laranja Vermelha que é delicioso.
Avanti.....
Vaticano
Minha ida ao vaticano foi realizada de metrô. Do Hotel Trevi fui a pé para a estação Barberini (Linha Laranja) e desci na estação Ottaviano (Linha Laranja), o trajeto foi de aproximadamente 26 minutos e são 3 estações no caminho.
Valor do bilhete: € 1,50 (ida) + € 1,50 (volta) (valores de 2013)
Descendo na estação Ottaviano, tudo que você precisará fazer é descer pela Via Ottaviano até chegar aos paredões do Vaticano em Direção à Praça de São Pedro.
Q24.jpg

Q03.jpg
Bom, o meu foco não era visitar o museu do Vaticano nem entrar nas dependências da Basílica etc, mesmo porque eu tinha que ir para Florença, mas se esse for seu objetivo eu recomendo que compre os tickets pela internet (http://mv.vatican.va) ou chegue MUITO cedo. Eu cheguei lá por volta as 9hs e a fila já estava monstruosa.
Q04.jpg
Volto a dizer que mesmo que você não seja católico, religioso, etc. você deve ser curioso e visitar esses lugares. Esses lugares possuem tanta coisa linda para ver, a arquitetura chama muito a atenção, existem inúmeros detalhes na construção, então seja eclético, encarne o turista dentro de você e aprecie.
Q06.jpg
Caminhei pela praça de São Pedro, olhei cada pequeno detalhe no chão onde fui vendo os círculos com os signos, as pequenas fontes ao redor, a arquitetura do lugar e sentindo uma paz tão gostosa. Eu sempre acredito na experiência em si, rezei, agradeci a Deus pela belíssima oportunidade de estar em pé ali naquele centro religioso, fiquei mais ou menos 1 hora ali apreciando cada visão, sentindo a vibração do local, fiz mais uma prece e retomei minha caminhada de volta ao hotel para pegar minha mala.
Q02.jpg

Q01.jpg

02.jpg
É um dos locais que com certeza retornarei com mais tempo!
DE ROMA PARA FLORENÇA
Bom, após pegar minha mala no hotel fui para a Estação de Trem Termini. Lá adquiri pelas maquininhas minha passagem para Florença que paguei em torno de € 45,00. Lembre-se de comprar seu ticket para Florença considerando a Estação Santa Maria Novella que é no centro da cidade.
Agora vamos lá a algumas dicas para você não passar o “perrengue” que passei na estação de trem.
#1- Ao adquirir a passagem não aceite ajuda, se você aceitar terá que dar uma gorjeta e geralmente a pessoa quer o troco que você obtiver da máquina.
#2- Se você tiver alguma dúvida ao ler seu bilhete não faça cara de “UÉ” disfarce e procure por alguém uniformizado para lhe atender, NUNCA aceite ajuda de estranhos pois eles TAMBÉM irão te cobrar e não vai ser pouco.
Digo tudo isso pois eu não fazia a menor ideia do que era Binária nem Carrozza, fiz cara de UÉ, aceitei a ajuda de um “ser” que me levou até a plataforma e quis me cobrar €10 por uma caminhada de 3 metros. CLARO que não paguei mas acabei perseguida por um outro “ser” e fui salva por um senhor dinamarquês acompanhado de seu filho que respeitosamente me colocaram dentro do vagão para que eu não passasse mais nenhum perrengue. Viajar sozinha tem dessas, mas o melhor dessas experiências é você se conhecer e perceber como você age em situações de estresse, perigo, etc. qual é sua reação, até onde você vai para se defender. Então foi um perrengue construtivo.
#3- Não espere o trem chegar sozinha(o) nas plataformas pois você vai atrair esses “seres” e você não quer isso.
#4- Dica final: ante de entrar no trem valide (picote) seu ticket nas pequenas maquininhas ao longo das plataformas, isso é OBRIGATÓRIO. E SEMPRE tenha o ticket com você, pois se o fiscal pedir – e SEMPRE pede – você precisará apresentá-lo validado.
Então lição dada é lição aprendida.
O trajeto leva 1h30 e você desce na Estação S.M Novella.
HOTEL EM FLORENÇA
N4U Guest House
Via del Proconsolo, 5
Chegando em Florença por volta das 14hs, a primeira coisa que fiz foi comprar um mapa. Eu estava mais ligeira para me localizar na Itália depois da dificuldade de Roma então foi mais fácil achar meu hotel e claro fui caminhando da estação para lá!
Dessa vez comprei meu hotel pelo Booking.com. Fiz uma série de buscas, olhei o Google Maps para ver as localizações e encontrei um perfeito para mim o N4U Guest House Florence. (www.n4uguesthouse.it).
O peculiar nesse hotel é que é bem intimista, os quartos possuem temáticas diferentes e o banheiro (privativo) é do lado de fora do seu quarto. Você fica com a chave e só você tem acesso a esse banheiro. De resto o quarto conta com quase todos os atributos de um hotel porém sem televisão.
Eu queria sentir uma atmosfera diferente do que simplesmente um hotel continental padrão, então foi opção minha buscar algo mais a cara do estilo italiano.
Eu recomendo para quem não liga muito para muito luxo e precisa realmente de um lugar gostoso para descansar e quer uma atmosfera diferente. O ponto alto é a localização, ao lado da Catedral Santa Maria Del Fiori conhecida como o Duomo e próximo a farmácias, restaurantes e pontos turísticos. O ponto baixo é que o prédio não possui elevador, então você terá que carregar as malas pelas escadas.
Eu achei muito charmoso, então para mim valeu toda a experiência.
ATRAÇÕES DE FLORENÇA
Como tive um tempo bem curto em cada local tive que escolher muito a dedo para onde ir. Como meu hotel ficava no centro de tudo preferi sair turistando e vendo os principais monumentos, construções, jardins, etc.
CATEDRAL SANTA MARIA DEL FIORE
Q20.jpg

Q19.jpg

Antes de chegar hotel você irá dar de cara com esse monumento a Beleza, a belíssima Catedral Santa Maria Del Fiore com aproximadamente 54m de altura. Após séculos de mudanças a fachada dela hoje em dia conta com mosaico de mármore colorido milimetricamente encaixados para formar uma das fachadas mais famosas do mundo. Olhar para uma construção que teve início em 1296 e pensar em tudo que se passou exatamente naquele local é sentir um arrepio na espinha e agradecer a Deus por poder presenciar essa maravilha antes que novas mudanças sejam feitas, mesmo porque não sabemos o dia de amanhã!

Não entrei na Catedral, não estava vestida para isso devido ao forte calor que fazia em Florença e como tinha pouco tempo preferi bater perna e ver um pouco mais da cidade.
PONTE VECCHIO
Q08.jpg
A belíssima ponte composta por três arcos sob o Rio Arno é um dos lugares mais visitados de Florença. Nessa ponte estão instaladas uma série de lojas especializadas em joias e ouro, então prepare-se para passar MUITA vontade vendo aquelas peças brilhantes de encher os olhos. Agora se você estiver no pique de gastar e puder, traga um dos maravilhosos anéis que você só encontra lá! Mesmo pq “Diamonds are a Girl´s best Friends!” ;)
Q09.jpg
Q10.jpg
A vista da ponte também é algo de tirar o fôlego, o Rio Arno à luz do sol brilha tanto que parece estar repleto das joias comercializadas nas lojas.
MARGENS DO RIO ARNO
Q07.jpg

Caminhar pelas margens do Rio Arno é outra atração que você precisa fazer ainda mais se estiver no Verão. A paisagem tem um tom especial e ao olhar o horizonte você deseja que aquela visão deslumbrante dure pra sempre! Nessa época do ano é normal vermos as pessoas praticando Stand Up Paddle no Rio. Que bom seria se pudéssemos fazer isso também em são Paulo sem morrer intoxicado ou por alguma doença.

Q15.jpg

Eles também improvisam uma pequena praia que para os nossos padrões é um tanto peculiar mas encaixou-se na paisagem.
Q22.jpg
VIA DANTE
VIA DANTE ALIGHIERI 14
Q16.jpg
A Via onde encontra-se o Museo Casa di Danti, a famosa casa onde viveu um dos poetas mais famosos Dante Alighieri até seu exilio. Essa Via foi onde Dante encontrou pela primeira vez seu amor Beatrice. Infelizmente quando fui já estava fechado, mas era um dos pontos que estava louca para conhecer principalmente pois estava lendo o livro “O Inferno” de Dan Brown que trata muito da história de Dante.
Fica para uma próxima!
PIAZZA DE LA SIGNORIA
Q21.jpg
Os belíssimos museus a céu aberto são o que mais atraem os olhares dos que turistam por Florença, então dê uma caminhada pela Piazza Della Signoria próxima à Galleria degli Uffizi. Nessa praça há uma réplica de Davi, de Michelangelo - em tamanho original -, a Fonte de Netuno, entre outros.
Q13.jpg
Lá você também poderá encontrar a loja da Chanel e ao lado o Café Revoire, para quem tem alguns Euros a mais para gastar aventure-se por lá!
Q14.jpg
RESTAURANTE EM FLORENÇA
Depois de um dia inteiro de caminhada e deslumbramento, precisava me alimentar pra aguentar mais! E foi ali na Pizza Della Signoria que encontrei o que precisava.
Ali existem inúmeros pequenos restaurantes com espaços delimitados e mesas para fora com vista para a praça inteira. O menu fica disponível na entrada para que os clientes possam escolher a opção que melhor lhes cabe. Eu optei pelo Restaurante Orcagna (http://www.ristoranteorcagna.com/page/it/pizzeria) um dos primeiros restaurantes da série e que possui uma das melhores vistas da praça. Claro que não poderia deixar de provar uma pizza então optei pela Pizza de 4 formaggi, e aguardei a chegada com vista para o belo Netuno (não poderia ser melhor).
Q17.jpg
A pizza não é uma das melhores – em São Paulo comemos mais gostosas – mas o conjunto Pizza + Florença + Michelangelo + Verão = Refeição perfeita! Eu indico sim o restaurante e eles ainda dispõe de Wi-Fi para quem quer descansar, se alimentar e ainda postar as melhores fotos do dia!
Pizza 4 formaggio à € 11,00
Total com bebida e serviço: € 20,00
Q18.jpg

Voltando para o Hotel ainda fui dar uma caminhada pelas margens do Rio Arno e turistar um pouco pelo lado oposto passando a Catedral Santa Maria Del Fiore. Pegando a Via dei Servi fui vendo uma série de lojinhas, pequenos restaurantes e saí na Piazza Della Santíssima Annunciata que estava com algumas reformas mas também é uma pracinha bem aconchegante. Lembro que havia uma música instrumental tocando o que completou a caminhada e encheu o ar de doces lembranças!
Retornei para o hotel quase de noitinha. A delicia do verão Europeu é que demora para escurecer, e quando eu digo demora é por volta das 21hs ou seja você pode aproveitar MUITO o dia!
Meu dia seguinte ia ser também bem agitado pois pela manhã precisava pegar o trem para a última parada do final de semana – Veneza.
Se você também tem mais dicas de Florença compartilha com a gente:
Baci per tutti!
MM
Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
    bottom of page